Existem 2 formas:
- criar uma conta EMPRESA ;
- criar uma ou mais categorias e subcategorias para controlar a entrada e saída de dinheiro.
Criar uma Conta
Crie uma conta do tipo dinheiro e dê à ela o nome de sua empresa, ou quem sabe o prosaico nome EMPRESA.
Todas as despesas e receitas devem referenciar esta conta. Neste caso você poderá ou não criar categorias e subcategorias específicas para desdesas relacionadas à estes gastos.
A única dificuldade é na hora de conciliar as contas, pois quando você recebe o adiantamento, o recebe em dinheiro ou com um depósito em sua conta corrente. Nesta hora você terá que reconciliar ao menos 2 contas: a da EMPRESA e de depósito.
A forma de fazer é "transferir" o dinheiro da conta onde foi depositado para a conta EMPRESA. Na reconciliação a conta de depósito vai estar com um saldo maior do que o MS Money lhe diz. Esta diferença terá de ser exatamente o saldo da conta EMPRESA.
Para emissão do relatório de prestação de conta basta emitir qualquer relatório que o layout o agrade mais filtrando apenas para a conta EMPRESA.
Criar Categorias e Subcategorias
Você pode criar uma categoria Empresa, por exemplo, e tantas subcategorias quanto julgue necessário para seus controles. Eu particularmente criei apenas 2 subcategorias:
- Empresa com nota ;
- Empresa sem nota.
Na "Empresa sem nota" vão todas as despesas para as quais não é emitida uma nota, como a compra de refrigerante em uma vending-machine do hotel.
A vantagem desta abordagem é que você pode usar qualquer uma de suas contas existentes para registrar despesas e receber o adiantamento. A reconciliação das contas é normal. Porém, o saldo atual de seu adiantamento você apenas terá à partir da emissão de um relatório.
Este relatório deverá ser filtrado para apenas mostrar a categoria "Empresa" e suas subcategorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário