Automatizando

O MS Money pode ajudar vc com aquela "chatice" de ficar registrando cada pagamento diário que fazemos. Porém, usar indiscriminadamente este facilitador poderá te trazer problemas. O facilitador a que me refiro é a opção "Inserir automaticamente na minha movimentação.". Vide a figura à seguir. Para quem não se lembra, esta opção fica em Contas a Pagar / Config. contas e depós." clicando em "Opções de agendamento..." de qualquer dos agendamentes existentes nesta tela.

O uso deste facilitador é ideal quando temos contas à pagar, ou à receber, em débito direto e o valor não varia. Como exemplo, temos a conta da TV à cabo. Outro seria a do provedor de internet. Mais um, o curso de inglês.

Por outro lado, o grosso das despesas agendadas variam, certo ? Exemplos: condomínio, água, luz, telefone, gás, escola (sempre tem uma "coisinha" extra), etc. Nestes casos, ainda podemos fazer uso do facilitador, com uma condição: assim que chegar o boleto "para pagar" com o valor do mês, fazemos a atualização dete valor na opção "Pagar contas". Mas volto a insistir, somente para as contas que forem débito direto.

Note que ao selecionar a opção "Inserir automaticamente na minha movimentação." uma outra opção, "O montante é normalmente o mesmo.", fica ticada e é em seguida desabilitada. Isso ocorre porque a Microsoft pressupõe que o uso será sempre no caso de um pagamento tipo "TV à cabo" e não em outro tipos, onde o valor muda mensalmente.

O salário poderia ser assim ? Poderia.

Se eu esquecer de atualizar o valor do agendamento e ele for para a movimentação automaticamente, terei problema? Sim, porque o saldo da conta não vai bater com seu extrato bancário. É claro que vc pode alterar este movimento para o valor certo. Porém, para os mais distraídos, pode parecer que o banco errou. (rs)

Faz sentido usar isso com cheques? Vc pode usar, mas se quiser manter o controle de numerção dos cheques, deverá ficar atento.

Um ponto importante: este recurso retira da lista de contas à pagar o pagamento vencido, logo, atenção ao usar este recurso nos casos em que vc não paga a conta com débito direto, pois o MS Money vai registrar o pagamento e vc poderá esquecer de efetivamente realizá-lo. Para quem se torna usuário frequente do MS Money, baseando o seu controle financeiro em cima da ferramenta, corre este risco de fato, se não verificar diariamente o que tem à pagar no dia seguinte. Já quem ainda usa a pasta de follow-up ou o imã de geladeira não corre o risco de registrar a movimentação e esquecer de pagar a conta, por este motivo pelo menos.