Cadastro de imóveis e seu acompanhamento


O Money permite que você registre seus bens, como carro, casa, etc., e associe eventos financeiros à estes. Vi na comunidade "Eu uso Microsoft Money" um post pedindo detalhes sobre isso. Segue minha colaboração.

O primeiro passo é criar o bem. Para tanto vá até o Gerenciador de contas e crie numa nova conta. Esta deverá ser do tipo "Imóvel". Informe a data de aquisição e o valor atual do imóvel (ou o valor de aquisição ou o que consta do IR). Opcionalmente você ainda poderia vincular um empréstimo, o que daria início a um novo assistente.

Com relação à custos extras, como uma reforma por exemplo, faz-se através das movimentações desta mesma Conta.

Na opção Movimentação você terá 3 abas possíveis para registro de suas movimentações:

- Redução: use para registrar um evento que reduza o valor original do imóvel sem que este evento se relacione com outras contas do Money;

- Aumento: idem, só que valorizando o imóvel ;

- Transferência: no caso de você registrar no Money as despesas da reforma utilizando para isso movimentações de Contas do Money prefira usar a transferência. Na figura acima você tem o pagamento de um serviço via cheque (através da conta corrente bancária) e a compra do material para a obra via cartão de crédito. Note como o valor atual é aumentado após os registros deste 2 eventos.