Filtro de Categorias

Despesas com "supérfluos" Aqui o objetivo é mostrar um subconjunto das Subcategorias que possuímos, sejam elas de despesa ou recebimento, para compor um relatório com um objetivo em vista. No exemplo real da figura tenho um relatório em que apresento apenas as Subcategorias que considero "supérfluas". O objetivo deste relatório é mostrar as "gordurinhas" nas despesas. São despesas que podem ser reduzidas ou em alguns casos eliminadas num momento de necessidade. Ao mesmo tempo a avaliação de sua evolução me permite concluir se estou relaxando demais na administração do orçamento, permitindo aumentos exagerados em despesas de menor importância. Note que neste relatório existe a linha "Todos os outros" porque defini um percentual para o campo "Combinar todos os valores em __ % do total". O relatório é ordenado da maior para a menor despesa de forma a priorizar as de maior impacto. Isso faz sentido porque, se preciso cortar despesas, é normalmente mais fácil cortar pouco de um valor maior que muito de uma despesa menos expressiva. No exemplo, cortar 1 jantar fora no mês traz redução maior que não comprar livros em 4 meses. Este relatório é uma personalização do relatório padrão "Para onde vai o dinheiro". Ainda dentro deste conceito, outros relatórios podem ser elaborados. Por exemplo:
  • relatório das despesas essenciais: são aquelas despesas que não podem ser eliminadas, podem no máximo ser parcialmente reduzidas (como luz e gás). Aqui Categorias como Supermercado, Moradia, Saúde, etc, são apresentadas porém com filtros em Subcategorias que considero essenciais.
  • Top 3 categorias - aqui as 3 Categorias que concentram o maior volume de minhas despesas são dissecadas em suas Sucategorias em um gráfico de linhas trimestral para os útimos 12 meses. Com isso acompanho a evolução das Subcategorias que respodem por mais de 60% de meus gastos mensais. O agrupamento trimestral é interessante para dar uma idéia mais consolidada da situação, uma vez que flutuações de um mês para o outro ocorrem.
  • relatórios de avaliação de alternativas: tenho um relatório que consolida algumas despesas relacionadas à telefonia fixa e móvel e despesas com Internet. Criei este relatório para comparar estas despesas com o plano Conta Total da Oi, que é um pacotão disso tudo mais o provedor que eu não pagava antes.
  • relatório operacional sem Imobilizados: este relatório descarta os gastos com imobilizações, ou seja, reformas, eletrodomésticos, eletrônicos, carros, etc. A idéia aqui é avaliar as despesas do dia-à-dia apenas.
Da mesma forma que filtramos Categorias e Subcategorias, poderíamos filtrar Favorecidos, Classificações e Contas. Um ótimo fim de semana pata todos !