
O relatório acima partiu do relatório padrão "Rendimentos vs despesas", cujo padrão é listar um sintético das Categorias de rendimentos, despesas e transferências, com um subtotal para cada tipo, nos últimos 30 dias.
Nesta proposta o objetivo é analisar apenas as despesas por Categoria ao longo do tempo. Para isso, alteramos o que vai na coluna, de "Somente total" para "Trimestres". Na aba
Categoria clicamos no botão
Selecionar categ. de despesas. Para termos 1 ano de análise alteramos na aba
Data o
Intervalo para "Últimos 12 meses". Para tornar o relatório mais objetivo e gerencial reduzimos as Categorias de menor importância num único subtotal. Para isso, na aba
Linhas e colunas, definimos o valor 1% para o campo
Combinar todos os valores em. Clicando em
Classificar por montante conseguimos um ranking de nossas despesas, da maior para a menor.
Temos agora um relatório que nos permite avaliar quais são as nossas principais despesas em 12 meses, ordenadas por importância e que nos mostra sua distribuição trimestral (o que isola melhor eventuais pequenas variações entre um mês e outro). Salve este relatório com um nome sugestivo na sua lista de favoritos e analise-o mensalmente para acompanhar:
- quais Categorias estão aumentando de importância ;
- quais estão fora do padrão de gastos ;
- se há alguma sazonaliade nos gastos (no verão gastamos mais energia elétrica por causa do condicionador de ar ligado mais tempo);
Se você aumentar o percentual do campo
Combinar todos os valores em poderá criar uma lista Top 3 (ou 5, ou 10, ...) por tentativa e erro. Ou poderá experimentar estes valores até apresentar as categorias reponsáveis por 2/3 de seus gastos. As demais Categorias ficariam totalizadas na linha "Todos os outros".
Este tipo de relatório é bom para ajudá-lo a definir o orçamento uma vez que apresenta um período longo e a distribuição mais uniforme dos valores trimesterais o ajudam a definir uma meta para a Categoria. Neste caso, não esqueça de zerar o campo
Combinar todos os valores em.
A principal variação que mostrei aqui foi na troca dos valores padrão para
Linhas e
Colunas, localizados na aba de mesmo nome.
Experimente você nos seus relatórios as opções disponíveis e encontre uma nova forma de visualizar suas finanças.
Uma variação interessante é inverter o que consta na
Linha e na
Coluna. Isso normalmente resolve vários problemas com gráficos de Linhas ou Barras que não são muito práticos num primeiro momento.
Boa semana !