Olá pessoal!
O texto de hoje dá uma alternativa ao tratamento de um empréstimo que vc fez com amigos ou parentes, onde pode ou não haver juros. Aqui vc tomou R$100 emprestados para pagamento em alguns dias. Com o dinheiro vc vai comprar um bem qualquer para a sua casa, como um eletrodoméstico.
Eu sei que a taxa de juros aqui é pesada, e não recomendaria emprestar dinheiro a esta taxa de parentes, ok ?
Passo 1: O empréstimo

Registre um Recebimento na Conta em que a grana entrou. Use uma Categoria específica para isso. Pode ser uma com o nome Empréstimo. Atribua uma Classificação (Classe) de sua preferência.
Se vc tem o hábito de também emprestar dinheiro, poderá preferir criar uma Categoria para empréstimo concedidos e outra para empréstimo recebidos. Em nosso exemplo, não concedemos empréstimos, só tomamos emprestado.
Passo 2: Faça a compra
Sem novidades aqui, registre uma compra de acordo com suas necessidades.
Passo 3: Pagando o empréstimo
Em nosso caso, pagaremos R$5 de juros ao parente (mercantilista agressivo). Para isso teremos que dividir a transação em 2 Categorias. Veja abaixo um exemplo:

Note que o valor do "principal" foi lançado na mesma Categoria usada no recebimento do dinheiro. Com isso, o resultado prático é saldo zero nesta Categoria. Os juros são então lançados em uma outra Categoria de despesa e sai no seu relatório mensal como outra despesa qualquer.
Como controlar o saldo de meus empréstimos?
Nesta abordagem, basta criar um relatório à partir do relatório padrão "Despesas da categoria" e salvá-lo em seus Favoritos para acompanhamento periódico. Veja a seguir o referido relatório para nosso exemplo.

Como podemos ver, tratamos somente das transações relativas aos empréstimos. Fica fácil saber o saldo de nossa dívida, não é ?
No caso, é importante definir o Favorecido de maneira explícita para que vc saiba quem pagou e quem não pagou.
Se toma emprestado com frequência de pessoas diferentes e achar que este relatório dificulta saber quanto deve a cada um, sugiro usar o relatório padrão "Despesas do favorecido" e usar como Favorecido nas 2 transações somente o nome da pessoa. Adicionalmente, selecione na personalização APENAS a Categoria de Empréstimo.
Se a coisa for quase um conta corrente (neste caso o parente é sua mãe, né?), talvez seja melhor criar uma Conta do tipo Dinheiro com um nome como C/C Mamãe e registrar lá os empréstimos como transferências para as suas outras contas.
Boa semana !