Olá pessoal!
No Brasil, a terra do jeitinho, temos um instrumento financeiro provavelmente único no mundo chamado cheque pré-datado. Não contente em colocar "pra frente" o cheque, ainda se faz o parcelamento em vários cheques "pra frente".
Como tratar isso no Money ?
Cheques que você emite
Neste caso, podemos registrar o cheque na respectiva conta Banco normalmente, sendo que o que temos que pensar um pouco mais é quanto à data que vamos atribuir ao cheque. Temos 3 hipóteses:
- data em que vc emite o cheque ;
- data em que o cheque será depositado (o "bom para" que vc escreve no verso para garantir que espertinhos não o depositem antes);
- data em que sai efetivamente da sua conta.
O ideal seria a alternativa #3, pois ficaria coerente com o extrato do banco (nem sempre, pois alguns bancos registram a data em que vc fez o depósito mas o dinheiro não está efetivamente disponível naquela data) e, portanto, mais correta para o fluxo de caixa. Porém, para isso vc teria que considerar o prazo de compensação e, prever isso pode não dar certo, pois se o cheque for depositado no mesmo banco ele sairá imediatamente da sua conta, não respeitando prazos de compensação.
Sendo assim, vamos adotar a postura um pouco mais conservadora da alternativa #2. Desta forma, assumimos que devemos ter saldo para cobrir o cheque na data para a qual o programamos.
Nada de cheques sem fundo ! Juros nem pensar !
Se vc parcelou uma compra em 5 cheques, por exemplo, registre os 5 agora respeitando as respectivas datas de depósito. Melhor ainda se vc registrar cada cheque com seu respectivo número, o que vai faciliar ainda mais a reconciliação.
Cheque que você recebe
Neste caso, vc pode usar o agendamento para lembrá-lo de depositar cada cheque em sua data efetiva. Claro que o dinheiro não entra no mesmo dia, se a emissão for de outro banco que não aquele em que fará o depósito. O ruim disso é que vc terá uma distorção no seu fluxo de caixa, uma vez que vc tem no agendamento o depósito para o dia 14/9 e o dinherio só estará disponível no dia 16 (ou depois, conforme o valor). Se vc contava com este dinheiro em seu fluxo, cuidado, pois sua conta vai ficar descoberta e consequentemente incidirão juros e as taxas que os bancos adoram.
Se vc não usar o Money para lembrá-lo de depositar os cheques, leia-se, cuidar vc mesmo de se organizar para depositar os cheques nas datas acordadas, poderá ainda assim usar o Agendamento. Neste caso, porém, usando uma data prevista para o dinheiro estar em sua conta, ou seja, a data efetiva esperada. Veja com o gerente de sua conta bancária quais são estes critérios (prazos de compensaçã0).
Na verdade, alguns bancos já registram no extrato uma previsão para o dinheiro estar disponível. Veja este exemplo: "DP BLQ02 BCOS 015671". Este indica um bloqueio de 2 dias.
No site
MONEY PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS postei uma outra solução mais complexa para quem lida com muitos cheques em seu dia-à-dia. Vale conferir !
Uma ótima semana para todos !